logo

Lambari D'Oeste

MPE investiga prefeito eleito por compra de votos


Por Hiper Noticias

img


O Ministério Público Eleitoral acatou a Ação de Investigação Eleitoral proposta pela Coligação “Unidos por Lambari” contra a adversária “Juntos para Mudar”, do candidato eleito Edvaldo Alves dos Santos (PSB) e o vice Zaqueu Batista de Oliveira (PR). Na ação foi requerida a cassação do registro e diploma dos investigados por suposto crime de captação ilícita de sufrágio e consequente abuso de poder econômico.

Consta entre as condutas vedadas praticadas pelos candidatos, a entrega de “vales combustíveis” no valor de R$ 50,00 em troca da adesivagem de veículos e apoio político. A ação proposta pela coligação encabeçada pelo candidato Amós Medeiros (PSD) também requereu a inelegibilidade por abuso de poder econômico, politico e de autoridade praticados junto à mídia audiovisual. 

Para o Ministério Público, apesar da prestação de contas da referida coligação apresentar comprovantes da compra de combustíveis, o que é garantido a todos os candidatos, não justifica a distribuição de combustíveis em período eleitoral, o que contraria as regras eleitorais que vedam a doação de brindes ou vantagem aos eleitores. Entre os agravantes, está a diferença de valores apresentados na prestação de contas do candidato e o valor informado pelo proprietário do posto de combustíveis, o que reforça a tese de compra de votos e a manipulação da prestação de contas.   

Ao longo das últimas eleições, a Justiça Eleitoral tem intensificado suas ações no sentindo de coibir abusos e garantir a legitimidade do processo eleitoral. O descumprimento de regras vedadas aos candidatos pode levar a punições que variam desde o pagamento de multas até a cassação da candidatura, dependendo da gravidade da infração. 

A assessoria jurídica da coligação ressalta que a ação visa corrigir distorções que avançam sobre os direitos de eleitores e candidatos que zelam por processos transparentes, além de coibir práticas que maculam e desequilibram a condição fundamental de igualdade. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério Público. 


AGOSTO LILÁS

Clínica Psicológica Calmare reforça luta no mês nacional da proteção à mulher

Agosto é marcado pela campanha nacional voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher.


R$ 185 MILHÕES

Polícia fecha cerco e desarticula grupo criminoso em operação contra o tráfico e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Datar, para cumprir 67 ordens judiciais e desarticular um complexo esquema criminoso voltado à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A operação é resultado de uma investigação qualificada de longo prazo, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), que identificou movimentações financeiras milionárias...


AGÊNCIA REGULADORA

Diretores de saneamento têm até sexta-feira (15) para enviar dados sobre manejo de resíduos e limpeza urbana, informa AGERR Pantanal

Termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, o prazo para que os diretores de saneamento dos municípios enviem os dados referentes ao manejo de resíduos sólidos e à limpeza urbana, com ano-base 2024. O comunicado é da Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal (AGERR Pantanal). Os diretores deverão seguir os critérios estabelecidos na Norma...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.