logo

Lambari D'Oeste

MPE investiga prefeito eleito por compra de votos


Por Hiper Noticias

img


O Ministério Público Eleitoral acatou a Ação de Investigação Eleitoral proposta pela Coligação “Unidos por Lambari” contra a adversária “Juntos para Mudar”, do candidato eleito Edvaldo Alves dos Santos (PSB) e o vice Zaqueu Batista de Oliveira (PR). Na ação foi requerida a cassação do registro e diploma dos investigados por suposto crime de captação ilícita de sufrágio e consequente abuso de poder econômico.

Consta entre as condutas vedadas praticadas pelos candidatos, a entrega de “vales combustíveis” no valor de R$ 50,00 em troca da adesivagem de veículos e apoio político. A ação proposta pela coligação encabeçada pelo candidato Amós Medeiros (PSD) também requereu a inelegibilidade por abuso de poder econômico, politico e de autoridade praticados junto à mídia audiovisual. 

Para o Ministério Público, apesar da prestação de contas da referida coligação apresentar comprovantes da compra de combustíveis, o que é garantido a todos os candidatos, não justifica a distribuição de combustíveis em período eleitoral, o que contraria as regras eleitorais que vedam a doação de brindes ou vantagem aos eleitores. Entre os agravantes, está a diferença de valores apresentados na prestação de contas do candidato e o valor informado pelo proprietário do posto de combustíveis, o que reforça a tese de compra de votos e a manipulação da prestação de contas.   

Ao longo das últimas eleições, a Justiça Eleitoral tem intensificado suas ações no sentindo de coibir abusos e garantir a legitimidade do processo eleitoral. O descumprimento de regras vedadas aos candidatos pode levar a punições que variam desde o pagamento de multas até a cassação da candidatura, dependendo da gravidade da infração. 

A assessoria jurídica da coligação ressalta que a ação visa corrigir distorções que avançam sobre os direitos de eleitores e candidatos que zelam por processos transparentes, além de coibir práticas que maculam e desequilibram a condição fundamental de igualdade. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério Público. 


GLÓRIA D'OESTE

Eduardo Costa é a grande atração da 12ª edição do Fest Glória

O evento acontece de 5 a 7 de dezembro, na praça central, com atrações regionais e entrada gratuita.


DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de Indiavaí fará entrega de novos veículos neste sábado em Águas Claras

Equipamentos reforçam agricultura e transporte escolar no município, com cerimônia às 16h.


CONTAS APROVADAS

Prefeito destaca responsabilidade na aplicação dos recursos públicos em Reserva do Cabaçal

Contas de 2024 da Prefeitura de Reserva do Cabaçal são aprovadas pelo TCE

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.